Em 28 e 29 de Junho 2013 voltam os sons do mundo ás ruas, vielas e praças do centro histórico de Loulé. Música, artesanato e gastronomia vindo um pouco de todo o planeta. O evento, uma organização da Câmara Municipal, assinala este ano a sua décima edição.
O Reggae do jamaicano Anthony B, sobe ao palco da Matriz no segunda dia do evento. Outro ponto alto do festival será o regresso a Portugal, os revolucionários e sempre vanguardistas Hedningarna, da Suécia, bem como a estreia no festival algarvio da grande diva da música africana, e activista cívica pelos direitos das mulheres, vencedora de um Grammy, Oumou Sangaré, do Mali.
O programa do MED 2013 faz uma aposta clara numa nova geração de cantautoras no feminino, estreia-se em Portugal a catalã Silvia Perez Cruz é uma das artistas mais acarinhadas pelo público e pela crítica de Espanha, “11 de Noviembre”, o seu disco de estreia editado no ano passado. Quem também visitará Loulé é a brasileira Tulipa Ruiz, uma das promessas da música brasileira. No primeiro dia do MED, o Palco da Cerca abrirá com a angolana Aline Frazão, que esta semana lançou para o mercado o seu segundo disco, “Movimento”, e que em pouco tempo já deixou rendida a crítica especializada de toda a Europa.
O contingente nacional da edição deste ano promove alguns projectos recentes da música portuguesa. Dead Combo, Miguel Araújo e Samuel Úria. A jovem vedeta do fado Cuca Roseta e a celebração popular que representam as actuações dos Kumpania Algazarra ou dos Dona Gi também fazem parte do cartaz.
Concertos intimistas de voz e piano num novo espaço que o MED estreia este ano: o palco do Convento. Elisa Rodrigues, acompanhada pelo pianista algarvio Júlio Resende, e Sofia Vitória, em projecto de homenagem a Chico Buarque dividido com Luís Figueiredo ao piano.
Por fim, as duas noites do MED 2013 terminarão com apelos à dança vindos dos pratos de Hugo Mendez (Sofrito), dj londrino para fazer abanar ancas com sons afro-latinos, e de BATIDA, que começou por ser o programa semanal de Pedro Coquenão na Antena 3 e RDP África, se transformou no seu disco de estreia e depois num show e regressa agora sozinho para um Dj Set.
Programa:
Dia 28 . Dead Combo, Samuel Úria, Oumou Sangaré, Miguel Araújo, Aline Frazão, Tulipa Ruiz, Dj Hugo Mendez “Sofrito”
Dia 29 . Hedningarna, Anthony B, Silvia Pérez Cruz, Kumpania Algazarra, Cuca Roseta, Dona Gi, Batida Dj set
Os bilhetes diários para a edição 2013 do Festival Med custam 12 euros e podem ser adquiridos nos dias do evento no próprio local.
Videos:
Anthony B – Good Life (Live at Reggae On The River)
Hedningarna
Oumou Sangaré – Seya
Dead Combo – O Assobio (Canção do Avô) – Ode Maritima
Sílvia Pérez Cruz – ” Pare meu “